PARQUE AVENTURA - PILAR DA BRETANHA

No final do ano passado (2014) ficou concluído o processo de registo dos terrenos do antigo campo de futebol que se encontravam averbados a processos antigos e muito complicados. Com a desmaterialização de todo o processo, foi possível efetuar o respetivo registo em nome da freguesia do Pilar e desta forma obter viabilidade para a concretização do projeto Parque Aventura apresentado a esta freguesia pela Associação Norte Crescente.
Este foi um projeto pensado e desenvolvido pela Associação que resultou de uma candidatura ao programa PRORURAL e cuja concretização foi possível mediante a abertura e colaboração da Junta de Freguesia na resolução do processo burocrático e disponibilização do espaço.

O Parque Aventura é um parque de Atividades Lúdicas e de desportos de aventura destinado a todo o tipo de pessoas que gostam de praticar atividades em contacto com a natureza. Este será certamente um local para todas as idades e terá as mais variadas atividades em campo aberto, proporcionando adrenalina, levando as pessoas a conviverem mais, a sentirem-se mais saudáveis e bem-dispostas.

No dia da sua inauguração e em conjunto com 25 parceiros, provou-se que esta infraestrutura poderá ser a longo prazo um importante meio catalisador de pessoas para a freguesia, sendo o seu principal objetivo a valorização do desporto ao ar livre, a promoção de hábitos de vida saudável e acima de tudo a divulgação das potencialidades da freguesia para o turismo de natureza e atividades em espaço rural.

A programação e gestão das atividades do parque ficarão a cargo da Associação NC, sendo que neste momento a Junta de Freguesia não dispõe de meios humanos nem técnicos para o fazer convenientemente, no entanto ficou salvaguardado o direito ao uso prioritário pelos habitantes da freguesia.