Este trilho é frequentemente utilizado por residentes e visitantes, principalmente para acesso ao mar com vista à prática de pesca.

A Costa do Pilar ou mais conhecida por Ponta da Bretanha, na sua extensão desde o Pilar até aos Mosteiros é particularmente espetacular, restos de um passado vulcânico com deformações rochosas, onde o mar atrai uma diversidade de espécies de peixes.


Este local foi desde sempre, utilizado para esta prática, local de onde saíram muitas histórias, que ainda hoje se contam, sobre as aventuras dos nossos antepassados.

 

Foi igualmente testemunha de algumas tragédias. Antigamente, com a escassez de transportes o calhau do outeiro da ponte era a alternativa, muito procurado pelas moças/senhoras para se banharem nas suas poças enquanto os homens (maridos, pais ou irmãos) andavam à pesca. Trata-se de um local de grande interesse para a freguesia, palco de muitas histórias, algumas trágicas, mas na sua maioria, histórias engraçadas de desafios piscatórios.


O acesso ao calhau é feito através de uma descida ingreme de terra batida que vai contornando a costa, ladeada por uma vegetação exótica típica desta zona. Ao longo da descida pode-se avistar toda a costa até à vizinha freguesia dos Mosteiros, assim como várias colónias de garajaus junto ao mar. 

 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.375563329295321.1073741848.173604392824550&type=3