As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento. Assim:

• Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão;
• Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.
• Os jovens de 17 anos ficam igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.

Verifique o seu número de eleitor(a), bem como a freguesia onde vota. Para além do endereço www.recenseamento.mai.gov.pt pode também utilizar um dos seguintes meios:
• envie um SMS para o 3838 (serviço gratuito) com a seguinte mensagem: RE <nº de="" identificação="" civil="" sem="" digito="" controlo=""> (exemplo: RE 12344880 19891007)

• informe-se na Junta de Freguesia.